quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Série Anos 80!


URSINHO MISHA

Misha é o apelido russo do nome Mikhail e o nome pelo qual ficou conhecido o mascote dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou. O personagem, um ursinho (animal símbolo da Rússia), foi criado pelo ilustrador soviético Victor Tchijikov, famoso por seus desenhos para livros infantis. Consta que Tchijikov levou seis meses para desenhá-lo, entre centenas de variações, e acabou finalizando o ursinho em dezembro de 1977. Misha, inclusive, tinha até nome inteiro oficial: Mikhail Potapitch Toptygin.

Misha aparecia em movimentos produzidos por um enorme mosaico de coreógrafos carregando placas coloridas, que eram levantadas e abaixadas segundo um movimento perfeitamente sincronizado pelas pessoas nas arquibancadas do estádio.



4 mil pessoas formavam o painel humano que emocionou o mundo no encerramento das Olimpíadas de Moscou em 1980.

Um momento especificamente marcante ocorreu durante a cerimônia de encerramento, quando uma coreografia simulou a queda de uma lágrima do olho do ursinho, fazendo Misha chorar.


Misha foi a primeira mascote de um evento desportivo que alcançou êxito comercial a nível mundial. Diversos produtos foram vendidos em todo o mundo com sua imagem!

 
Pra matar a saudade


Quem não lembra?!


 
 
Moscow Olympics 1980 Closing ceremony with Misha!!



 
DEU ZEBRA!
 

Zebrinha ou "Zebrinha da Loteria Esportiva" ou "Zebrinha do Fantástico", personagem criada pelo caricaturista Borjalo para informar os resultados da Loteria Esportiva no programa de TV Fantástico da Rede Globo.

A Zebrinha utilizava a técnica dos cartões-truca (caricaturas em papel-cartão com olhos e boca móveis, para dar a impressão de que "falavam". Atores e/ou locutores dublavam os bonecos).


Na gíria da época, "zebra" era um resultado inesperado no futebol.

A primeira voz da Zebrinha foi a do ator Pedro Braga (1977), que muito contribuiu com a personagem, ao criar o bordão "Olha eu aí! Zêêêbra!!!", quando o resultado de alguma partida era surpreendente. Algum tempo depois da estréia, Braga foi substituído pela atriz Maralisi, que emprestou sua voz à personagem até o final.

A Zebrinha permaneceu no ar até a Copa do Mundo de 1986. A Loteria Esportiva já não atraia tantos apostadores, e os recursos da computação gráfica deixava os cartões-truca para trás.

Pra matar a saudade


Nenhum comentário: